Como Ter um Blog de Qualidade

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Reprodução / We Heart It

 

Escolha sua área:
Essa dica é meio óbvia, mas vale dizer que você não tem que criar um blog de moda se você prefere falar sobre culinária. Uma boa maneira de identificar o que você gostaria de escrever é pensar numa conversa com suas amigas. Geralmente os assuntos que vocês abordam são os que você mais tem afinidade. Ah, e não precisa ser expert no assunto, ok? Pesquise, busque fontes e misture alguns dados de experiências pessoais e você tem um post melhor do que se colocasse um especialista para falar.

Saiba quem lê:
SUPER IMPORTANTE! Esse dado vai mostrar os assuntos que interessam ser publicados, como você vai aborda-los, a linguagem que aquele post vai ser escrito… Saber quem é sua audiência também vai ajudar muito na hora de trazer publicidade para o blog. As empresas querem saber exatamente quem é aquele leitor. Se você já tiver esse dado, o negócio corre mais fácil.

Post sempre:
A internet exige um nível de atualização muito alto—mas não frenético. Planeje um número de pautas diárias e cumpra o calendário. Aqui no blog, os posts saem ás 10:00, 16:00 e 21:00.

A divulgação perfeita:
Duas vezes. Esse é o número ideal para compartilhar a mensagem que você postou coisa nova no blog. Dê um intervalo de, no mínimo, duas horas entre essas publicações.

Escute seus leitores:
O feedback é muito importante. Leia o maior número de comentários possíveis e pergunte frequentemente o que os leitores estão achando dos posts e se eles tem alguma sugestão. Deixar um email disponível para que ele te mandem mensagens ajuda demais.

Seja presenta nas redes sociais:
Atualizar uma vez por dia é essencial—e não é um desafio muito grande nos dias de hoje. Um tweet, uma selfie no Instagram, um update no Snapchat… Isso te aproxima da sua audiência. Se você tem um canal no Youtube, seria legal postar lá uma vez por semana (mínimo).