Taylor Swift

Getty Images
Getty Images

Taylor Alison Swift nasceu em 13 de dezembro de 1989, e vivia em uma fazenda de cultivo de árvores de Natal na cidade interiorana de Reading, Pensilvânia, com seu pai Scott Swift (consultor financeiro), mãe Andrea Swift (dona de casa) e irmão mais novo, Austin Swift.

Taylor estudou a pré-escola e seu jardim de infância na Alvernia Montessori School, dirigida por freiras franciscanas. Mais tarde, foi transferida para o colégio Wyndcroft, em Pattstown (distrito da Pensilvânia). Com nove anos, sua família mudou-se para Wyomissing, outro distrito também na Pensilvânia, aonde foi aluna do West Reading Elementary Center e da Wyomissing Area Junior/Senior High School.

Nesta época, a artista afirma ter sofrido “bullying” na escola por gostar de música country e com o seu sonho de se tornar uma cantora profissional. Sobre este período difícil trata “The Best Day”. Nos versos da música, Taylor comenta como o apoio de sua mãe ajudou a superar as dificuldades.

Mas era na casa de férias da família, em Stone Harbor, Nova Jersey, que a artista passava as férias de verão e lugar onde “a maioria das minhas memórias de infância foram formadas”, confessa em entrevista.

Andrew Orth / Retna LTD
Andrew Orth / Retna LTD

Com apenas 11 anos, inspirada por um documentário em que mostrava a vida de Faith Hill (estrela da música country) Taylor
convenceu seus pais a fazerem uma viagem até Nashville, principal capital americana consumidora deste estilo musical, com o intuito de ser descoberta por algum produtor. Sua mãe parava o carro em frente às grandes gravadoras e Tay-Tay entregava um CD demo pedindo, ingenuamente, pare que ligassem para ela se estivessem interessados.

Nada. Taylor voltou para casa sem nenhum contrato assinado. Ela percebeu que precisava se diferenciar das inúmeras outras cantoras de country que entregavam discos na esperança de receberem uma ligação positiva em resposta. Então, aos 13 anos, a pequena loira aprendeu a tocar os primeiros acordes no violão e escreveu sua primeira música, chamada de “Lucky You”.

Um ano depois, a artista já se via dentro do meio musical. Com apenas 14 anos, ela já vendia suas composições para grandes nomes do country da época. Paralelamente, o rostinho bonito da menina também garantiram cheques gordos na carreira de modelo. A jovem se tornou garota-propaganda da Abercrombie & Fitch como parte da campanha “Rising Stars” e teve uma música da própria autoria incluída nas propagandas da Maybelline por volta do ano de 2003.

Reprodução / taylorswift.com
Reprodução / taylorswift.com

Em 2005 Taylor teve a chance de se apresentar no ‘The Bluebird Café’, lugar tradicional em Nashville em que vários compositores costumam se apresentar todas as noites. Ela chamou a atenção de Scott Borchetta, que estava abrindo sua nova gravadora independente. Borchetta a convidou para ser sua primeira aposta na Big Machine Records permitindo que ela escrevesse suas próprias músicas, sendo esta a gravadora de Taylor até hoje.

No mesmo ano, Taylor lança o álbum homônimo, Seu single de estréia, “Tim McGraw”, foi tocado nas rádios no dia 19 de junho de 2006. Com o sucesso do single, Taylor gravou seu primeiro videoclipe, que foi gravado em julho de 2006 e foi ao ar pela primeira vez, no canal country GAC.

A partir dai, a carreira de Taylor decolou. Hoje, com 5 CDs gravados, 4 turnês mundiais, e milhões, e milhões, e milhões de singles vendidos, Taylor Swift é uma das cantoras mais poderosas do planeta. Seu ultimo álbum, “1989” (mesmo ano de nascimento da cantora), foi considerado um renascimento na carreira dela, justamente por ser o primeiro composto inteiramente por músicas pop.

Curiosidades:


> Taylor recebeu este nome porque sua mãe acreditava que ele iria ajudar a formar uma carreira empresarial de sucesso, por ser curto e discreto.

Quando estava na quarta série, Taylor venceu um concurso nacional de poesia com um poema de três páginas chamado “Monster In My Closet” (Monstro em meu Closet).

Seu quinto álbum de estúdio “1989” que vem intitulado com o ano de nascimento da cantora teve 1,2 milhões de cópias vendidas apenas na primeira semana e tornou-se o álbum que mais vendeu na primeira semana desde 2002.

Seu álbum de estreia chamado Taylor Swift foi lançado em novembro de 2006 e vendeu cinco milhões de cópias nos Estados Unidos.

> The 1989 World Tour” é a quarta turnê mundial da cantora norte-americana e está prevista para começar em maio de 2015 no Japão.


Fontes: Taylor Swift Brasil, Wikipédia, Site Oficial