Miley Cyrus

Charley Gallay / Getty Images para o Daily Front Row
Charley Gallay / Getty Images para o Daily Front Row

Miley Ray Cyrus nasceu dia 23 de Novembro de 1992 em Nashville, no estado americano do Tennessee. Ela é filha do cantor country Billy Ray Cyrus e de Letícia (“Tish”) Finley Cyrus, irmã de Trace Cyrus, Brandi Cyrus, Christopher Cody Cyrus, Braison Cyrus e Noah Cyrus.

Miley foi registrada com o nome de Destiny Hope Cyrus, significa “Destino Esperançoso”, que segundo ela, recebeu esse nome devido a uma intuição de seu pai. Com o passar dos anos, devido ao sorriso constante da filha, Billy passou a chamá-la de “Smiley” (SORRISO, em inglês) e foi diminuindo no modo de falar, até chegar a Miley. Ao atingir o sucesso mais de uma década depois, Miley e seu pai entraram na justiça para mudar o nome oficialmente para Miley Ray Cyrus, alegando que esse é o qual é conhecida em público. Ganharam a causa dia 29 de Janeiro de 2008.

A carreira de Miley começou aos seus 9 anos, quando interpretou a personagem Kylie na série de TV “Doc”, que era estrelada por seu pai e gravada em Toronto, no Canadá, onde Miley inclusive morou por um ano. Em 2003, ela participou de seu primeiro filme, chamado “Big Fish”, dirigido pelo renomado Tim Burton, onde interpretou Ruthie.

Em Hannah Montana, conseguiu o papel principal quando tinha doze anos de idade. Então Miley estreou a série, que logo virou um fenômeno Pop, além de gravar CDs e fazer os shows como Hannah Montana. Em junho de 2006, ela se apresentou no Walt Disney World, e a seguir abriu shows para o The Cheetah Girls.

A série fala sobre uma menina de 14 anos que vive uma vida dupla de super estrela do pop. De dia, apenas uma menina normal que freqüenta a escola e seus conflitos. À noite, com uma peruca loira, uma cantora de sucesso mundial. Durante “Hannah Montana”, a protagonista conquista amigos, passa por engraçadas situações e ensina lições de moral e princípios a serem seguidores pelas crianças e adolescentes. No teste final para o seriado, Miley precisava não só interpretar, mas também cantar. Ela foi ousada e escolheu a música “I Love Rock N’ Roll” de Joan Jett – música que futuramente cantaria em sua turnê mundial.

ray-png
Reprodução

Conquistando o papel principal da série, Miley também conquistou seu maior sonho: de uma só vez, ela poderia atuar e cantar. Sendo assim, ela e sua família se mudaram para Los Angeles e ela então começa a trabalhar. Mas ninguém imaginava o quanto suas características mudariam, para melhor, o ritmo da série. Os produtores de “Hannah Montana” encontraram no sotaque de Miley, e em seu diferente nome, uma saída para o seriado. Sendo assim, o nome da protagonista se tornou Miley Stewart, uma menina do interior dos Estados Unidos, com sotaque carregado, que se muda com seu pai e seu irmão para Malibu, na Califórnia para viver seu sonho. Para completar, seu próprio pai, o cantor de country Billy Ray, conseguiu um papel na série – o de pai de Miley, que levou o nome de Robby Ray.

A série, criada por Michael Poryes, o mesmo de “As Visões de Raven”, estreou sua primeira temporada no dia 24 de março de 2006 com altíssima audiência, o que o levou a ser exibido em outros países, atingindo um público de 200 milhões de pessoas pelo mundo. Dali em diante, “Hannah Montana” e Miley Cyrus passariam a ser os produtos mais valiosos da Disney.

Com o sucesso estrondoso da segunda temporada de Hannah Montana e da trilha sonora da mesma, a Disney decidiu levar Hannah & Miley a uma turnê pelos Estados Unidos, chamada “Hannah Montana & Miley Cyrus: The Best of Both Worlds Tour”, como forma de trocadilho por você poder ter tanto Hannah quanto Miley. A produção esperava que a grandiosidade da série fosse levada aos shows, mas o mundo ficou perplexo com o que aconteceu. A turnê começou com o objetivo de passar por todos os estados americanos, o que foi cumprido. Pela venda dos ingressos, já dava pra ver o que cada estado apresentaria para Miley. Eles foram vendidos rapidamente e um recorde mundial foi batido: mais de 10 mil ingressos foram vendidos em menos de 8 minutos da abertura das vendas, superando a banda The Police. A turnê começou em outubro de 2007 e teve como participação a recente banda Jonas Brothers, que permaneceu durante mais de 50 shows da turnê. Após a saída deles, a dupla 78Violet tomou o lugar e ao fim, por mais alguns shows, a banda Everlife aproveitou para tirar uma casquinha do sucesso.

mom-png
Reprodução

No fim de 2007, a revista Forbes elegeu as pessoas com menos de vinte e cinco anos que mais faturaram durante o ano. Miley ficou em 14º lugar na lista.

No dia 8 de outubro de 2013 aconteceu o lançamento do álbum “Bangerz”, depois de 3 anos sem um novo CD. A cantora realizou uma festa pessoal e uma sessão de autógrafos para 300 fãs.

O CD recebeu excelentes elogios da crítica e o sucesso não foi diferente nas vendas: foram 270 mil cópias vendidas na primeira semana apenas nos Estados Unidos, o que lhe rendeu o número #1 da Billboard 200. Esse número é maior que o dobro de seu último CD “Can’t Be Tamed”. No Brasil, o disco ganhou platina e recebeu diversos anúncios pelas ruas das principais cidades. Com esses números, Miley também se tornou a artista feminina com o maior número de vendas semanal em 2013 até aquele momento. Com o lançamento do CD completo com todas as canções liberadas para compra, além de “We Can’t Stop” e “Wrecking Ball”, Miley emplacou mais três canções do CD da Billboard 100: “Adore You” (#42), “Drive” (#87) e “Someone Else” (#93). Ou seja, canções que nem mesmo eram singles, entraram para o chart mais importante da indústria após o lançamento de “Bangerz”. O CD entrou para a lista dos melhores 50 lançamentos do ano da conceituada Rolling Stone.

wreck-jpg
Reprodução

Atualmente, Miley se dedica a ONG Happy Hippie, dedicada a ajudar jovens LGBT sem-teto nos EUA. A cantora também se prepara para o lançamento de novo álbum sem nome definido ainda nem data de lançamento.

Curiosidades


+ Miley tem cinco irmãos, todos eles envolvidos com o showbiz.

+ A música preferida dela é “Achy Breaky Heart”, escrita pelo próprio pai, Billy Ray.

+ Ela adora o cereal Lucky Charms.

+ Miley nasceu canhota, mas Billy Ray a ensinou a escrever com a mão direita também. A cantora até brinca que, se os fãs não entenderem o autógrafo, é para reclamar com o pai dela.

+ “Party in the USA”, um dos maiores hits da Miley, foi originalmente pensada para a cantora britânica Jessie J, que também escreveu a letra da música. Mas descartou a canção por achar que não combinava com as outras músicas do CD dela.


Quem deu as informações: Vagalume, MileyBr, Booms Beat