Guia básico pra quem tem pele oleosa

Ter pele oleosa pode ser um pesadelo pra todo mundo. Além dela ser a principal causadora das espinhas, ter pele oleosa pode causar danos até na hora de finalizar a maquiagem (e deixa a pele com um brilho muito feio). Mas, pra tornar esse problema bem simples de tratar, basta seguir alguns mandamentos básicos. Assim, o que antes parecia não ter solução, vira algo bobo!

Lave o rosto 3 vezes por dia: Nem mais nem menos. Por mais que a maioria das pessoas ache que lavar o rosto toda hora diminui a oleosidade do rosto, isso causa o efeito totalmente oposto. Ficar lavando o rosto sem parar estimula as glândulas da pele a produzir mais óleo! O recomendado é lavar somente 3 vezes por dia com um sabão neutro.

Cuidado com a franja: Quando a franja entra em contato direto com a testa, a oleosidade do cabelo passa pro rosto (principalmente pra testa) e facilita ainda mais o crescimento de cravos e espinhas nessa área. Pra evitar que isso aconteça, sempre que estiver em casa, prenda a franja pra trás e deixe a pele da testa ‘respirar’. Só solte quando for sair.

Make adequada: Todos os produtos para cobertura de pele (principalmente base e corretivo) têm que ser líquidos e sem óleo (os chamados oil-free).

DISTORTED MIRROR

Dieta: Pra controlar a oleosidade da pele, faça uma dieta rica em frutas e abandone alimentos fritos ou processados. Ah! Beber muita água também ajuda. Se programe para tomar de 6 á 8 copos por dia!

Cuidados durante o dia: Usar lencinhos próprios para tirar oleosidade é uma boa. Pra quem tem acne, pode usar também os lencinhos que têm ácido salicílico na formula (ajuda a secar as espinhas). Se você faz exercícios ou Educação Física, lave o rosto e reaplique o protetor solar quando terminar.

Durante a noite: Usar produtos específicos para tratamento noturno pode ajudar bastante. Os que têm nicotinamida na formula ajudam a fechar os poros. Já os produtos secativos (com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na formula) servem pra quem tem espinhas. Quando acordar, não se esqueça de lavar bem o rosto com sabonetes neutros, já que esses produtos, em contato com a luz do sol, podem reagir e causar alergias.

Em caso de espinhas: Não faça esfoliação de pele! Porque a esfoliação vai “espalhar” a acne pelo seu rosto e você não vai ter o resultado esperado. Em vez disso, opte por um Peeling Químico, feito apenas por esteticista.

Mande sua sugestão de tema clicando aqui.