Quando a carioca Isabela Lima adotou o codinome IZA, ela nunca imaginou que seria uma das vozes mais populares do Brasil. Com mais de 630 mil seguidos no Instagram e o hit “Pesadão” bombando nas rádios, o novo nome do pop brasileiro fala com EXCLUSIVIDADE para a revista ADAM

A

Rihanna brasileira, como foi apelidada pela própria gravadora Warner Music, é a novidade mais eletrizante do momento. A menina de Olaria, Zona Norte do Rio, traz a malemolência da música brasileira com qualidade internacional e versos de empoderamento. Suas letras são conhecidas por enaltecer grupos desprivilegiados, principalmente mulheres negras. Quando questionada quem são as mulheres que fortalecem IZA, ela rapidamente responde: “minha tia-avó Lourdes, minha tia Nancy, minhas tias Leila e Teresa e minha mãe, principalmente”. Esse afeto e aproximação da família iniciou-se logo cedo.

Quando ela começou a cantar na igreja e fazer performances para amigos e vizinhos, com apenas 14 anos, nem a própria IZA imaginava que sua vida iria virar de cabeça para baixo. “Não tenho rotina”, confessa. “Tem dia que eu acordo e já vou direto para algum compromisso. Tenho viajado muito também”. O sucesso começou no YouTube. IZA largou o curso de publicidade na PUC-Rio para dedicar a carreira musical, postando covers na internet. O de “He Can Only Hold Her,” de Amy Winehouse, atingiu 20 mil visualizações nas primeiras horas. O segundo, um mash-up de Beyoncé e Rihanna, tocou no canal Multishow.

Além do bom engajamento online, IZA também recebeu uma ajudinha do diretor artístico e ex-empresário Leo Bechila. O brasileiro morou 17 anos em Londres e já trabalho com a própria Rihanna. Ele foi um dos primeiros responsáveis por transformar Isabela Lima em IZA (tudo maiúsculo mesmo). Tal transformação garantiu contrato assinado com a Warner Music. Atualmente Bechila não faz mais parte da equipe da cantora. No lugar, a stylist Bianca Jahara brilha na hora de assinar os looks.

Não tenho rotina. Tem dia que eu acordo e já vou direto para algum compromisso. Tenho viajado muito também.

“Conheci a IZA por indicação do meu amigo Leo Bechila”, diz Bianca. “Ele estava voltando de Londres super empolgado que tinha achado uma menina super talentosa no YouTube e me mandou as redes sociais da IZA. Naquela época ela só tinha covers de outros artistas. Mas a única coisa que passava pela minha cabeça era ‘Quem é essa menina incrível?’”, revela. Bianca foi a primeira stylist de IZA e as duas trabalham juntas até hoje. Ela foi a responsável por criar looks emblemáticos, como a calça com cortes no quadril, revelando o bumbum, presente no vídeo de ‘Pesadão’.

“Só tivemos uma semana para produzir esse clipe”, diz Bianca sobre ‘Pesadão’. “Esse deadline era muito apertado e muitas marcas não quiseram se comprometer. Tivemos que mandar fazer tudo na costureira. 90% das roupas que estão no clipe você não acha para vender em lugar nenhum”. A relação das duas é muito próxima. Na verdade toda a equipe por trás de IZA compartilha um sentimento especial pela cantora. “Vivemos por esse trabalho”, diz Bianca. “O diretor de ‘Pesadão’, Felipe Sassi, ficou um mês na minha casa antes de gravarmos o clipe. Estávamos sintonizados, criando e trocando ideias para o projeto”, completa.

Eu amo minha família e meus amigos são parceiros da vida

IZA e Bianca revelam que se falam praticamente todos os dias, mandando inspirações de looks uma para a outra. “A gente sempre troca referências e trabalhamos nisso juntas. É muito prazeroso, porque a Bia entende meu estilo”, diz a cantora. “Sempre quando sai clipe novo da Beyoncé, Rihanna ou Nicki Minaj, corremos para mostrar uma para outra”, completa Bia.

Hoje, o hit ‘Pesadão’, carro chefe do primeiro CD, que está previsto para ser lançado ainda neste mês, conta com a participação especial da lenda do rap brasileiro, Marcelo Falcão. “Foi muito incrível fazer a música e o clipe com ele”, revela. “Foi como um sonho se tornando realidade”. Mesmo super bombada a cantora não esquece de onde veio e mantém a família e amigos por perto. “Eu amo minha família e meus amigos são parceiros da vida. Sempre que posso, tento arranjar um tempo pra poder curtir e aproveitar com eles”. E é por causa dessa simplicidade que a gente ama IZA.