Usei carvão ativado por uma semana para clarear os dentes e deu nisso…

Eu não sei exatamente quem ou o que me fez ficar levemente obcecado por dentes mais brancos. Talvez seja o fato de me observar constantemente em vídeos e fotos e abusar do efeito “branqueador” no Facetune, ou talvez a voz da minha avó no meu subconsciente mandando eu escovar os dente. Fato é que de um tempo para cá venho procurando maneiras de deixar meus dentes mais brancos. Já pesquisei sobre clareamento profissional (sabiam que tem mais de um tipo?), já pensei em métodos faça você mesmo, receitas caseiras… Enfim, se você ver meu histórico do Google, vai reparar que a pesquisa foi intensa.

Porém, um produto que sempre aparecia pra mim era o tal do carvão ativado. Embora seja um pó preto muito parecido com o carvão normal (aquele que a gente usa na churrasqueira), a diferença fica na forma que os dois são extraídos da natureza e o uso de cada um no nosso dia-a-dia. Se você quer saber mais sobre a diferença de um pro outro recomento dar um Google, porque neste post vou focar mais no carvão ativo.

Muito utilizado por causa de seus benefícios para a saúde, ele remove impurezas, gases, líquidos e manchas. Por isso é muito famoso quando o assunto é branquear os dentes, tirar mau hálito e, de quebra, ainda faz bem para as gengivas. Bom, isso é na teoria, né?

Na prática a banda toca um pouco diferente. Recentemente, tive a oportunidade de trabalhar em parceria com a Bianco Smile, uma marca especializada em produtos dentais à base de carvão ativado. O produto que eles me mandaram foi o famoso pó preto, mas eles também vendem a pasta de dente. Usei o produto deles por 5 dias e pude testemunhar os efeitos do tal carvão.

 

Recomendo total você verem os vídeos acima. Nele falo detalhadamente sobre minha experiência e conclusão se vale mesma a pena investir num produto como esse. Porém, decidi também fazer uma lista de tópicos (abaixo) com alguns pontos específicos que reparei durante o uso.

Dia 1

Primeiro dia usando carvão ativado para clarear os dentes (Foto: Adam Mitch)
  • A textura do pó na boca é algo estranho para mim. Estou acostumado ao creme dental, logo quando se usa o carvão ativado a textura “areada” é algo bem diferente. Mas é questão de costume;
  • O sabor é neutro. Ele tem um certo gosto mas nada descritível;
  • Não tenho certeza se preciso escovar os dentes com o creme dental após. No caso, para essa série de posts eu escovei. Mas acho que fica a critério;
  • Falando da cor do dente, fiquei meio assim… não detectei nenhuma mudança drástica.

Dia 2

Segundo dia usando carvão ativado para clarear os dentes (Foto: Adam Mitch)
  • O pó preto deixa resíduo em todos os lugares. Bem bagunceiro mesmo.
  • Julgando pelas fotos, os dentes entes estão levemente mais brancos. Porém era um dia nublado e o sol não saturou muito a foto (como no dia 1). Na vida real, ainda não observei mudanças drásticas.

Dia 3

Terceiro dia usando carvão ativado para clarear os dentes (Foto: Adam Mitch)
  • Fazer careta enquanto escovo o dente virou meu novo hobbie;
  • Sinto que meus dentes estão levemente mais brancos, porém o efeito não é prolongado. Com o passar do dia, o tom volta ao normal;
  • Bagunça na pia é REAL OFICIAL! Mas como o pó é bem soltinho, fica fácil de limpar.

Dia 4

Quarto dia usando carvão ativado para clarear os dentes (Foto: Adam Mitch)
  • Primeira vez que não escovo os dentes novamente com creme dental após usar o carvão ativado. Não faça isso! Não sei se a escovação após reduz o efeito do produto, mas fato é que o carvão deixa um gosto ruim na boca depois de um tempo;
  • Sobre a cor, acredito que neste dia foi quando os dentes ficaram mais brancos. Tanto na vida real, quanto nas fotos. Melhor desempenho detectado até agora.

Dia 5

Quinto dia usando carvão ativado para clarear os dentes (Foto: Adam Mitch)
  • Os dentes voltaram a ficar um pouco mais amarelados que o dia anterior. Mesmo usando o produto por uma semana completa, parece que cada dia é um caso diferente. Hoje o carvão funciona bem, amanhã nem tanto

Concluindo…

Se você está procurando uma solução definitiva para o amarelado do dente, esse não é o produto pra você. Gosto de classificar o carvão ativado como “maquiagem para os dentes”. Ele dá uma leve clareada, mas nada drástico. Isso não significa que ele seja um produto ruim. Pesquisando na internet, vi que muita gente recomenda continuar usando porque o efeito é gradual, ou seja, quanto mais escovar os dentes com o carvão, mais branco ele fica. Por isso, pretendo continuar usando mais alguns meses para ver se vai dar certo. Porém, nesta semana de experimento pude perceber que o efeito do produto é mais imediato. Ele dá uma branqueada leve num primeiro momento, mas depois de umas horas os dentes voltam ao normal.

Comparativo do uso do carvão ativado para clarear os dentes por uma semana (Foto: Adam Mitch)

Na questão de sensitividade, não reparei nenhum dano. Tenho um dente obturado e mais sensível, mas ele não reclamou do produto não. Não senti nenhum tipo de dor durante ou depois da escovação.

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar